Como montar uma Lavanderia:

Apresentação

Água, sabão, máquinas KODAMA e lucros. O conceito de que só roupas especiais vão para lavanderias está indo por água abaixo. A imagem do dono de lavanderia entregando as roupas penduradas também é coisa do passado. A modernização técnica e o aumento da demanda de serviços garantem boas oportunidades no ramo de lavanderias. O corre-corre das pessoas faz com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado. O hábito de levar roupas para serem limpas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum . A rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores são realidades que proporcionam a transformação das lavanderias numa boa oportunidade para quem quer investir em um segmento que ainda tem muito o que expandir.

 

Mercado

No entanto, estimular as pessoas a deixar de lavar roupa suja em casa e mandar para as lavanderias domésticas é uma tarefa difícil para um país onde apenas 2,65% da população utiliza esse tipo de serviço. Estima-se que o mercado de lavanderias movimente R$140 milhões por ano no Brasil, sendo que são cerca de 4 mil lavanderias espalhadas por todas as cidades brasileiras. Este mercado é facilmente afetado pela situação financeira do país, visto que este tipo de serviço é descartado quando a situação financeira não ajuda.

 

Localização
Os melhores pontos são aqueles que visam, principalmente, ao atendimento de centros residenciais de classe média e regiões onde haja concentração de escritórios comerciais e bancos. Procurar sempre um local próximo de escolas, academias, supermercados ou que seja corredor de passagem. Se a intenção é lavar roupas de uso doméstico, o ideal é escolher um ponto comercial numa região de forte concentração de prédios residenciais em bairros de maior poder aquisitivo. Este será ainda por muito tempo o mapa da mina para as lavanderias que se modernizarem.

 

Perfil
Nesse ramo, é imprescindível a definição e fidelidade ao segmento escolhido para atuação da lavanderia. De modo geral, existem dois segmentos básicos: o industrial e o domiciliar.

  • Segmento industrial: é classificada como industrial a lavanderia que atende a restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.
  • Segmento domiciliar: é classificada como domiciliar a lavanderia que atende ao público em geral.

 

Estrutura
Ela poderá variar. A dimensão ideal de uma lavanderia dependerá da distribuição adequada entre recepção, área de separação das roupas recebidas, espaço para as mesas de passar roupa, mesa para tirar manchas, máquina de lavar à água, máquina de lavar à seco, centrifugadora, cestos para retirada de roupas limpas, cabides com roupas lavadas e embalador e layouts que deixam à vista do público a execução do trabalho.
O layout é um fator muito importante já que dispor os equipamentos na loja de maneira a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, torna o trabalho mais eficiente e produtivo.

 

Equipamentos

  • Máquinas de Lavar – Extratora
  • Máquinas de lavar
  • Centrífugas
  • Secadoras
  • Passadeiras tipo:  Calandras , Prensas ou  Bancas de passar
  • Ferros de passar
  • Carrinhos
  • Móveis
  • Veículo utilitário para entregar e retirar as roupas
  • Computadores e Telefone.

É oportuno lembrar que os equipamentos vão variar de acordo com a estrutura da lavanderia (industrial ou domiciliar).

 

Investimento
O investimento varia de acordo com a estrutura da lavanderia.

 

Mão-de-obra
Manter o pessoal constantemente motivado e estimulado para que o atendimento ao consumidor seja sempre de bom nível é fator fundamental. O número mínimo de pessoas trabalhando vai varias de acordo com a estrutura do empreendimento, porém deve contar com:

  • Passadeiras
  • Lavadeiras
  • Balconista
  • Entregador

 

Conhecendo o produto

Administrar corretamente a empresa e dominar a técnica de lavagem de roupas, conhecendo bem os tecidos e tipos específicos de lavagem para cada tipo de roupa são condições exigidas. Empreendedores com formação técnica na área de química detêm trunfo poderoso, já que uma das dificuldades básicas do ramo são as manchas nas roupas e, sobretudo, a repercussão negativa de uma mancha mal tirada.

 

Funcionamento
Os horários de funcionamento devem ser flexíveis, já que deverão atender a conveniência dos clientes.

 

Perfil do cliente
No caso da lavanderia que atende ao público doméstico, o cliente geralmente é das classes média e alta. Mas não adianta querer atender apenas a classe A, porque esse público mora em apartamentos espaçosos, têm áreas de serviço e empregados suficientes para fazer o serviço em casa e usam lavanderias apenas para as roupas de festa ou peças tão grandes que são melhor “compreendidas” pelas potentes máquinas das lavanderias. Além do mais, a lavagem dessas peças maiores em lavanderias é vantajoso e barato, tendo em vista a praticidade. Mas é bom lembrar que nenhum desses clientes pretende ampliar o uso do serviço, afinal lavar roupa comum, do dia-a-dia, fica muito caro. Ainda não é o fim: existem ainda aqueles que optam de maneira mais integral pelo serviço como única alternativa para manutenção civilizada de um guarda-roupas. Falamos da turma dos recém-descasados e dos sem-máquina de lavar. Esses sentem no bolso o que é isso. Mais barato seria contratar uma empregada. Aliás essa é inclusive uma realidade a que as franquias tiveram que se adequar: o consumidor brasileiro prefere que alguém lave suas roupas em vez de ele próprio pilotar as máquinas. Assim, embora operem conceitos centrados no auto-serviço, essas redes tiveram que se adaptar aos hábitos nacionais e agora oferecem os serviços do valet, funcionário que se dispõe a monitorar as operações de lavagem. Uma sugestão para identificar maneiras de cativar a clientela é manter um fluxo constante de comunicação. O cadastramento é a ferramenta ideal.

 

Serviço
Uma lavanderia deve dispor de serviço de retirada e entrega de roupas para o cliente, principalmente quando a empresa é prestadora de serviços de restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e indústrias. Os serviços ofertados variam desde lavagens até costura das peças. Conveniência é a palavra de ordem nesse ramo.

 

Oferecendo serviços-extra
Oferecer serviços-extra é uma idéia que pode render frutos, atraindo novos clientes.

 

Serviços como:

  • pequenos reparos (pregar botões, costurar bainhas) nas peças sob seus cuidados como cortesia (através do bilhete colocado na roupa o cliente toma conhecimento da gentileza);
  • costura, sapataria, conserto e tingimento de roupas.

 

Cuidados básicos
Imprescindível, o domínio completo das técnicas de uma lavagem perfeita é um dos principais desafios do ramo. Assim, é aconselhável não aventurar-se no tratamento de roupas finas ou na eliminação de manchas se não detiver bons conhecimentos sobre os tecidos e seu processo de lavagem, ou ainda, se não souber distinguir tipos e origens das manchas. É bom lembrar que toda lavanderia tem a obrigação de ressarcir o consumidor em caso de dano ou perda de alguma roupa, e a avaliação do prejuízo deve ser feita em conjunto pelas duas partes. E não é tudo. Um dono de lavanderia precisa ser, por natureza, cuidadoso, hábil e observador.

 

Preste atenção:

  • Manchas: Ao receber uma peça para lavar, examine-a minuciosamente ainda no balcão e anote eventuais defeitos na comanda na presença do freguês. Essa atitude poderá livrá-lo da culpa por eventuais defeitos ou manchas já existentes nas peças. Além disso Não prometa serviços de difícil execução, como retiradas de manchas e sujeiras visivelmente impregnadas há muito tempo;
  • Delicadas: Peças em seda ou linho precisam ser lavadas manualmente, assim como roupas íntimas. Recuse serviços, se for o caso. Você pode perder uma venda, mas cativará o cliente, pois ele sabe valorizar a honestidade. Ao lavá-las, tome o máximo cuidado com a regulagem de temperatura das máquinas, o ciclo de lavagem e a quantia de sabão colocada nas roupas, para não causar danos às peças;
  • Passagem: Dedique especial atenção ao ato de alisar as roupas, pois nessa fase ainda podem ser corrigidas falhas cometidas nas etapas anteriores;

 

Assumir os Erros

Assumir imediatamente a responsabilidade por eventuais danos causados às peças. Adiar essa decisão desgastará a relação com o consumidor, gerando uma imagem negativa de seu negócio. Busque auxílio nas análises técnicas feitas pela Associação Nacional de Lavanderias (Anel) para os casos em que há dúvida se o estrago foi ou não causado na lavanderia e providencie a indenização da roupa se houver dano irreversível. É melhor sacrificar o lucro do que perder ou desagradar um cliente. A danificação de peças e, principalmente, a falta de uma regulamentação para a questão do reembolso ao cliente é um grande gargalo no setor. Estima-se que 3% do volume de serviços de uma lavanderia gerem algum tipo de problema decorrente de eventuais danos causados às roupas.

 

Propaganda
Cuidado essencial, o marketing local consiste na manutenção de um bom relacionamento com a comunidade-alvo, convênios e divulgação dos serviços. A distribuição de panfletos em residências, feiras livres e semáforos ajuda a consolidar o empreendimento. É sempre bom lembrar que boa qualidade no serviço, rapidez, soluções para cada tipo de problema - o que caracteriza atendimento personalizado - são condições vitais para o sucesso de uma lavanderia. É através da utilização dessas ferramentas que o empreendedor diferenciará seu estabelecimento no mercado e enfim realizará a melhor forma de propaganda.

 

Processos de lavagem a seco
Entende-se por lavagem à seco o processo no qual a água é substituída por um solvente que remove a sujeira em volta da fibra, não sendo necessária sua absorção pelas fibras da roupa; o contrário ocorre na lavagem à água, quando a fibra do tecido incha absorvendo o líquido e, durante a secagem, desincha, deformando a fibra. Em razão disso, tecidos lavados a seco duram cinco a oito vezes mais que os lavados com água.

  • Solventes : Na lavagem a seco, o solvente mais utilizado é o percloroetileno. Existem outros solventes, mas eles estão caindo em desuso por apresentarem um alto grau de inflamabilidade: querosene, varsol, fluorcarbono etc...

Franquias
Mesmo com estilo próprio, é praticamente impossível para uma empresa independente ou uma pequena rede igualar o poder de fogo das cadeias de franquias.
Na hora da escolha da franquia é necessário ter atenção ao maquinário que está sendo oferecido pelo franqueador. Se o equipamento gasta muita água e energia, desperdiça as químicas, como sabões e amaciantes, o negócio pode se tornar pouco rentável. Além disso, o suporte de manutenção e assistência técnica oferecido pelos franqueadores deverá ser eficiente, já que praticamente tudo dentro das franquias é importado.
Outro problema é o elevado capital exigido, e não as margens de lucro, que são extremamente atraentes num cenário de economia estável.

 

Legislação Específica : Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Secretária da Receita Federal
  • Registro na Secretária da Fazenda
  • Registro na Prefeitura do Município
  • Registro no INSS (Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
  • Registro no Sindicato Patronal

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11.09.1990).

 

Para saber se a peça colorida é desbotável:

1. Umedeça um pequeno pedaço da roupa a ser lavada;
2. Coloque um tecido branco – para teste – sobre a área umedecida e passe com ferro quente;
3. Se a cor do tecido colorido impregnar o tecido branco, então é preciso lavá-lo separadamente com água fria, sem deixar de molho. Lembre-se de que roupas coloridas jamais devem ser lavadas em água quente;
Enxágüe e deixe secar a sombra, nunca ao sol, pois perdem a tonalidade original.

A economia de energia da secadora depende do tempo de secagem, que varia em função da umidade com que a roupa entra na secadora e das condições ambientais da lavanderia.

 

Como construir uma Cisterna para armazenar a água da chuva:

A cisterna capta a água da chuva por meio do telhado e de calhas. Esta água fica armazenada ao abrigo da luz e do calor e é bombeada para uma caixa d’água paralela à rede hidráulica normal, que pode abastecer o banheiro, a lavanderia etc.
Não deixe de consultar um engenheiro hidráulico para analisar a capacidade de captação do telhado e o tamanho ideal da cisterna.
Fonte: IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica).

 

Tratamentos especiais para as Fibras Naturais:

  • Seda: é macia, leve e adequada para todas as estações. Não deve ser lavada em água quente e não deve ir à secadora. As manchas resistentes devem ser tratadas por tinturaria, para não danificar o tecido.
  • Algodão: é durável, resistente ao uso e à lavagem. Prefira lavar peças de algodão em água fria, pois tem tendência a encolher se lavadas com água muito quente. Também amassa com facilidade.
  • Linho: é resistente, não deforma e pode ser lavado facilmente com água fria. Encolhe e amassa com facilidade.
  • Lã: é quente, confortável, isolante. Absorve bem a umidade e a transpiração. Exige cuidados especiais na lavagem.

Fonte: Associação Brasileira do Vestuário (Abravest)

 

Os resíduos do sabão em contato com o amaciante provocam uma reação química, formando borras que grudam nas roupas, deixando-as acinzentadas, principalmente nas peças coloridas e escuras.

Nos tecidos mistos (poliéster e algodão), não use água sanitária e evite amaciante em excesso. Já os 100% algodão, não devem ser lavados com artigos mistos e a temperatura da água deve ter, no máximo 40º C. na secadora, use temperatura morna ou moderada. Não lave artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre eles provoca a formação de bolinhas (pilling).

Não use calor para secar artigos que contenham espuma, plástico ou borracha, pois podem provocar explosão ou incêndio. Utilize sem o aquecimento da secadora.

 

SEBRAE

Kodama

Telefones: (19) 3864-1221, (19) 3864-2151, (19) 99899-4989, (19) 99899-7108